seu xp já era mude para a maçã


Seu visual do Windows XP já era? Mude para a maçã!

O tema do Windows XP agrada  muitos usuários, no entanto, é cansativo. Que tal deixá-lo com a cara do Mac OS? A famosa Apple sempre se diferenciou de seus concorrentes devido ao cuidado gráfico que possui com seus produtos e sistemas operacionais.

O Mac OS é um sistema operacional repleto de recursos e com uma interface gráfica diferenciada. Em vez do Menu Iniciar, o Mac OS traz o Dock, espécie de barra de inicialização rápida que contém diversos ícones.

Se você já tem familiaridade com os computadores da Apple, vai, com certeza, curtir a modificação no visual do Windows XP. Porém, se Mac para você é algo totalmente novo, não se desespere com o visual moderno e diferente, pois além de mais limpo é fácil de ser utilizado!

Limpando a área

A eterna luta entre Windows e Mac.Para começar, é importante fazer uma grande limpeza na sua área de trabalho. Nada de fotos e ícones espalhados por aí! Se você não quiser usar o Assistente de limpeza do próprio Windows, basta criar uma pasta e arrastar todos os arquivos da área de trabalho para dentro dela.

No Mac OS, entretanto, o único ícone que realmente permanece no Desktop, é um atalho para o HD principal do computador. Nem mesmo o ícone da lixeira se salva, já que fica localizado no próprio Dock.

O tão famoso Dock

Diferente do Windows, o Mac possui duas barras de ferramentas: o Dock e a barra de Menu. No Dock, geralmente são colocados os ícones dos programas mais utilizados, bem como um atalho para o Painel de Ferramentas e Lixeira. Há alguns programas para criar um Dock no seu Windows XP, e a maioria deles, oferece a troca de Skins (temas).

Dock do  Mac OSX.

Antes de instalar um Dock, é necessário mover a barra de iniciar do Windows, já que não faz sentido ter ícones em cima de ícones! Para mover a barra, basta um clique com o botão direito.  Vá em Preferências, desmarque a caixinha “Bloquear Barra”, que provavelmente está marcada. Arraste a barra  para cima até que se encaixe no topo da tela, refaça o mesmo caminho e Remarque a mesma opção.

Rocket Dock – Este programa cria um Dock que pode ficar localizado no topo da tela, dos lados ou em baixo. Para que seu Dock fique parecido com o do Mac OSX Leopard, última versão do sistema operacional, basta fazer o download da skin BlackGloss.

Dock do  RocketDock.

RK Launcher – Cria um dock simples que é mais parecido com o Dock do Mac OS 9. É possível modificar os efeitos de transição, pequenas animações que aparecem quando você clica em um dos ícones do Dock.

RK  Launcher.

Temas

Certo, agora você já tem uma área de trabalho limpa, um Dock e uma barra de menu no topo. Falta apenas mais alguns passos para transformar o visual do seu Windows XP em Mac OS.

Menu com  tema de Mac.
Enfim, chegou a hora de modificar os temas! Existem programas que modificam o tema inteiro: ícones, aparência, janela de login, etc. Entretanto, outros modificam apenas os ícones, ou apenas as janelas. É muito mais fácil utilizar um programa que altere tudo de uma vez só,  contudo isto varia conforme a sua necessidade.

FlyakiteOSX – Uma vez instalado, o programa modifica desde seus ícones até a tela de login. O visual é bastante parecido com o do Mac, e é o programa mais famoso para este tipo de transformação
LeopardXP Bricopack – Este pacote de alterações é o único que deixa o Windows XP com um design muito parecido com o do Mac OSX Leopard 10.5, a atualização mais recente do programa. Mais moderno que os outros temas, ele dá às janelas um tom prateado muito bonito.

Leopard Icon Pack – Um pacotão com mais de 600 ícones para que seu XP fique com a cara do Mac OSX Leopard 10.5.

Widgets  para Windows.Widgets e detalhes

Você está quase lá! Para que o seu Windows XP fique um Mac OS digno de confundir qualquer Applemaníaco, faltam alguns detalhes. Primeiro, é legal lembrar que o Mac possui uma janela própria para o armazenamento dos famosos Widgets, o Dashboard (Painel).

Para Windows, o software que mais se assemelha ao Dashboard é o Yahoo! Widgets Engine, que permite o download de vários aplicativos diretamente do website.

Outra pequena ferramenta interessante do Mac é o Spotlight, um campo de busca que fica localizado no menu superior. É muito mais simples inserir uma busca por arquivo interno ali do que ter que ir até o Menu Iniciar e abrir a janela de pesquisa. Para ter um Spotlight no seu Windows, basta instalar o MacSearch.

Esqueça Winamp e Explorer!

Como um bom Applemaníaco, faça o download do player iTunes, que vai cair como uma luva no novo visual do seu Windows XP. Já o Internet Explorer, deixe-o de lado. Opte pelo não menos famoso Mozilla Firefox ou então pelo navegador da Apple, o Safari. Com um visual limpo e muito mais compatível, o Safari vai deixar seu tema de Mac OS ainda mais real.

Wallpaper

Só para complementar o visual, você pode fazer o download de alguns Papéis de Parede da Apple, como os papéis de parede do Mac OS Tiger aqui.

1. Interface do Mac Os 9

Interface  do Mac OS 9.


2. Interface do Mac OSX Leopard, versão mais recente

Interface do Mac OSX Leopard.


3. Interface do Windows XP com os programas de modificação deste tutorial

Interface do Windows XP modificado.

creditos :baixaki

Seu Windows XP mais leve e simples!

Ufa! Chegou ao fim a transformação do seu Windows XP em um Mac OS! Dependendo da combinação de programas utilizada, você pode obter um visual que mistura o design do Mac OS 9, Mac OS Tiger e Mac OSX Leopard. Apesar disso, é sempre o bom e velho Mac, com um visual leve, diferente do Windows e com as facilidades do Dock. Agora você pode impressionar seus amigos e começar a pensar em ter um Mac não só na aparência, mas como um todo!

    • Thalisson
    • 13 março, 2011

    Pô cara, muito legal! Vou experimentar aqui no meu computador. Obrigado pelas dicas.🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: